MINHA MAIOR VITÓRIA

MINHA MAIOR VITÓRIA
Gui e Biel minha maior VITÓRIA e motivação para o dia-a-dia

MOTIVAÇÃO NA BIKE

MOTIVAÇÃO NA BIKE
Preciso sempre estar motivado para executar os meus treinos de bike. Fixei as fotos dos meus filhos no clip da bike, assim estou sempre com as crianças perto de mim. Foi uma idéia fantástica e que ajuda muito no processo de auto-motivação.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

70.3 MIAMI - Meio Ironman, conquistado debaixo de vento forte e muito calor.

Bom pra quem não entende muito sobre o número 70.3 aí vai a explicação. É o somatório das distâncias em milhas das modalidades (natação, ciclismo e corrida) em uma prova de triathlon, que no caso da prova feita em Miami é um meio Ironman. Portanto as distâncias se caracterizam em milhas conforme a seguir: natação = 1.18 mile +  55.9 mile + 13.16 mile = aproximadamente 70.3 mile.

Minha chegada em Miami se deu no dia 25/10 próximo passado, uma quinta-feira, por volta das 23 horas. O tempo estava com chuviscos e rajadas de ventos fortes! Isto em virtude da passagem do furacão Sandy pelas proximidades, mais precisamente sobre o mar do Caríbe, costa leste dos Estados Unidos. Aliás, sobre esse fenômeno, os jornais televisivos e escritos registraram muitas notícias.

Sobre a prova propriamentedita, saiu quase tudo conforme o planejado. Sim, quase tudo não fosse a liberação da roupa para a natação e as adversidades com o vento e o calor encontrados em Miami no dia da prova.

Na natação, conforme o regulamento da prova, não era permitido o uso de roupa de neoprene em virtude da temperatura da água em Bayfront Park, fotos abaixo, ser muito agradável, porém, caso a temperatura estivesse abaixo de 24,3ºC o uso do acessório seria liberado pela organização da prova. E não é que a água estava no dia da prova com 24,1ºC. Conclusão, foi liberado o uso da roupa para a natação, ridículo! E eu que não havia levado a minha roupa me "ixtrepei" todo.





Com o uso da roupa para a natação existe uma diferença de tempo da ordem de 30 segundos no processo de flutuabilidade e deslize na água, se compararmos com o mesmo indivíduo sem roupa. Resultado, meu tempo na natação almentou, 38min.55seg. para os 1,9Km, mas saí da água muito bem para a primeira transição.



Na bike eu pedalei os 90 quilômetros com uma bicicleta que não era a minha, uma cervelo P1. Isso se deu pelo fato do meu ilustríssimo Irmão de sangue, Rodrigo "Canela Fina", ter tomado gosto pelo triathlon recentemente. Resultado! Como eu estava indo para Miami fazer a prova e lá nos EUA os valores das bicicletas são muito menores (pelo menos 50%) se comparados com os valores praticados no Brasil, inevitavelmente não pude deixar de fazer um favorzão para o meu querido "Canela Fina" rsrsrs.

Negociações e favores a parte, os primeiros 45 quilômetros foram com vento contra de deixar os "zóios" cparecidos com dois pires branco (*.*). É Raça o Sandy deixou um resto de vento para o dia da prova que se tornou uma resistência natural muito desgastante. A minha sorte foi que eu treinei muito aqui no Brasil com vento contra, quando não era o nordestão era o vento "suli".

Uma boa parte desses treinos foram feitos juntamente com o meu amigo e parceiro de treino Rafael Pina, com quem eu tenho aprendido muito no triathlon. Se você desejar um dia ter ao seu lado um grande parceiro para treinos, esse alguém é o Rafa Pina. Obrigado Irmão pelos seus ensinamentos, sabedoria, companherismo e amizade.



A segunda metade da bike, ou seja, os ultimos 45 Km foram com vento a favor. Ôoo Raça, aquela P1 andou na minha mão, ou melhor, com as minhas pernas. A velocidade não baixava de 40Km/h! Com o "restolho" de vento nas costas, LESPO como diria uma amigo meu, o negócio ficou bom demais. rsrs
No final consegui registrar uma média de 34Km/h o que me deu um tempo total na bike de 2h38min.46seg. para os 90 quilômetros. Na minha humilde avaliação um tempaço, considerando o esforço significativo realizado na primeira parte do circuito da bike.

Já a corrida, ahaa a corrida, gosto demais de correr e me dedico muito em obter e conservar uma rítmo bom na minha corrida. Treinei para realizar a meia maratona no 70.3 de Miami com um rítmo de 4:20min./Km, mas não contava com um agravante, o calor tremendo registrado no dia da prova, 30ºC, fora a devolutiva do asfalto que emanava uma temperatura próxima aos 37ºC. Resultado, tentei colocar o rítmo treinado nos primeiros 5 quilômetros, mas, quando percebi que a corrida iria ficar pesada com o calor, com possibilidades de ter problemas com a hidratação e hiportemia, resolvi adotar uma postura conservadora e terminei a corrida com um "pace" de 4:50min., o que me fez registrar um tempo de 1h39min.26seg.. No final, somando os tempos da natação, da bike, da corrida e mais as transições, consegui concluí o 70.3 de Miami com um tempo total de 5h03min.26seg., um ótimo tempo, considerando as adversidades enfrentadas e superadas por mim dentro da prova.

Valeu Raça, procurei dar o meu melhor na minha primeira "international race" e consegui.

Obrigado a todos que torceram por mim e que direta ou indiretamente participaram dessa grande e importante conquista na minha vida esportiva.

O 70.3 Miami 2012 é nosso e estará eternizado no meu quadro de medalhas/vitórias/conquistas.



TFA

Sérgio Lopes

Um comentário:

  1. Primo querido, sei o quanto você se esforça, se dedica para conseguir atingir seu objetivo em uma competição. Quero que você saiba o quanto o pai, a mãe, meus filhos o Júnior e eu torcemos, vibramos e até nos emocionamos ao lhe ver competir ou sendo entrevistado. É bom demais ver uma pessoa tão próxima quebrando barreiras, conquistando seu espaço e realizando seus sonhos.
    Certamente o VÔ IRENO está muito orgulhoso de você... nossa, e como deve estar.
    Te desejo muita saúde, força, resistência, determinação e que você vá cada vez mais longe conseguindo subir no lugar mais alto do podium por muitas e muitas vezes.
    TE AMO MEU QUERIDO!
    Beijos de sua fã.
    Giuliana Abraham

    ResponderExcluir