MINHA MAIOR VITÓRIA

MINHA MAIOR VITÓRIA
Gui e Biel minha maior VITÓRIA e motivação para o dia-a-dia

MOTIVAÇÃO NA BIKE

MOTIVAÇÃO NA BIKE
Preciso sempre estar motivado para executar os meus treinos de bike. Fixei as fotos dos meus filhos no clip da bike, assim estou sempre com as crianças perto de mim. Foi uma idéia fantástica e que ajuda muito no processo de auto-motivação.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Antarctic Ice Marathon 2013, a maratona no gelo: Primeira conversa com Bernardo Fonseca.

Hoje tive a minha primeira conversa com Bernardo Fonseca (foto abaixo)!
Pra quem não conhece e não sabe sobre Bernardo Fonseca, ele foi o campeão da maratona no gelo e ultramaratona realizadas na Antartida, edição 2010, com os tempos de 4:20:31 horas (maratona) e 12:41:52 horas (ultramaratona 100K).



Na verdade não fiquei muito tempo conversando com o Bernardo ao telefone, até porque a agenda de um ultramaratonista é muito justa. Mas, no tempo em que permanecemos conversando consegui informações preciosas sobre a realização dos seus treinos preparatórios e das provas (maratona e ultramaratona no gelo) propriamente ditas.

Bernado iniciou a conversa pelo equipamento a ser utilizado, enfatizando que faz toda diferença no momento da realização da prova. Relatou sobre o tênis que ele utilizou, bem como, sobre a quantidade de roupas de baixo, meias e quedra-vento que vestiu.
Uma orientação importante passada por Bernardo foi no sentido de que haja um certo equilíbrio entre as roupas e os equipamentos a serem utilizados, considerando o frio externo e temperatura corpórea. Você não pode suar! Disse Bernardo algumas vezes, alertando para o fato de que o suor pode vir a ser um problemaço com o seu congelamento no corpo.

Perguntei sobre o volume semanal de treinamentos realizado por ele nos treinos preparatórios. Bernardo respondeu muito tranquilamente quantificando a bagatela de 300Km por semana galera, não é incrível Raça? Sim 300 quilômetros semanais de corrida, sendo que o volume de treinos na areia da praia, para simular a neve fofa, oscilou de 20 a 30 quilômetros. Meu "Pai", interiorizei comigo mesmo, olha só o que te espera "mané". Tu vai "esbugalha" os "zóios" nos treinos.

Manezisses a parte, perguntei também sobre a sua adaptação ao frio intenso da Antartida e recebi a devolutiva de Bernardo sobre a realização de treinos específicos em frigorífico industrial.
Só me faltava essa, treinar dentro de um figorífico olhando para frangos congelados. rsrsrs

Bom como primeira conversa valeu muito! Obtive informações importantíssimas sobre equipamentos, volume de treinos e adaptação ao frio de Bernardo que se mostrou muito carismático e receptivo em nossa conversa.

Eu, particularmente, me tornei um fã de Bernardo Fonseca logo após assistir sua proeza no programa "Planeta Extremo" apresentado pelo repórter Clayton Conservani na rede Globo em uma edição do também programa Fantástico. Sem dúvida nenhuma a disciplina, espírito avetureiro e determinação apresentados por Bernardo foram alguns dos principais agentes motivadores que me levaram decidir a fazer a maratona no gelo na Antartida.

Raça por enquanto é isso e muito "sebo nas canelas" nos treinos.

TFA

Sérgio Lopes

"A dor é passageira, mas a derrota é para sempre."

2 comentários:

  1. E aí meu amigo !! Só 300 km por semana ? huahauhauahaua. Cara, isso vai ser show. Conta com um aqui pra apoiar no que for preciso, já sabes...

    VAmos falando.

    ResponderExcluir
  2. Caraca nego, tu vai fazer? Eu tava essa semana fazendo um post sobre isso e sonhando em um dia fazer essa prova.
    Vai dar tudo certo e pode contar com a galera.
    Abraço

    ResponderExcluir