MINHA MAIOR VITÓRIA

MINHA MAIOR VITÓRIA
Gui e Biel minha maior VITÓRIA e motivação para o dia-a-dia

MOTIVAÇÃO NA BIKE

MOTIVAÇÃO NA BIKE
Preciso sempre estar motivado para executar os meus treinos de bike. Fixei as fotos dos meus filhos no clip da bike, assim estou sempre com as crianças perto de mim. Foi uma idéia fantástica e que ajuda muito no processo de auto-motivação.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

R.P.G. - Reeducação Postural Global por Marcos Vinícius

O que é RPG?
O RPG é uma abordagem fisioterapêutica que age restabelecendo o eixo postural fisiológico normalizando a função músculo-esquelética e, conseqüentemente, a postura. Engloba uma série de procedimentos terapêuticos incluindo alongamento global, terapia manual e fortalecimento da musculatura interna da coluna.

Por que fazer o RPG?

Nosso corpo não está preparado para agüentar várias horas sentado em determinada posição! A evolução humana mostra que o Homem desenvolveu sua musculatura para ser um nômade, sempre se movimentando na busca de suas necessidades fisiológicas.  Então nos dias atuais  surge um “aparelhinho” chamado computador que serve para trabalhar, buscar alimento, amizade, namoro, diversão....Viver sentado!!! Ótimo!! Ótimo??? As facilidades do “viver sentado” trouxeram uma carga que a musculatura mais profunda da coluna ainda não está evolutivamente preparada para suportar. A musculatura interna/profunda da coluna precisa estar em harmonia com sua flexibilidade e tonicidade (fortalecimento) para suportar com maior facilidade muitas horas sentado em frente ao computador. Se não existe esta harmonia, o que acontece?? Inicialmente postura precária, após vem a DOR e por último a incapacidade! O que o RPG faz??? Alongamento Global e fortalecimento desta musculatura interna/profunda da coluna.

Como o método é realizado?

O trabalho tem como base as posturas de tratamento, derivadas dos estudos em cadeias musculares onde buscamos a causa dos problemas posturais, atuando sobres suas compensações e suprimindo seus efeitos que, em geral, são dores no corpo, principalmente na região da coluna.

Para quem é indicado?

O método, por ser trabalhado apenas de forma individual, se adapta às necessidades reeducativas de qualquer pessoa, sendo indicado nos casos em que haja desordens posturais geralmente associadas a falta de flexibilidade/alongamento ou já quando o paciente apresenta dor. Um corpo posturalmente equilibrado possibilita um bom funcionamento dos órgãos internos, propiciando que todo o organismo trabalhe de forma harmônica em todos os seus sistemas.

Devo fazer o RPG por quanto tempo, quantas sessões???

RPG é um tratamento específico e individual, que depende de uma avaliação prévia para determinar o número de sessões. Protocolo inicial são sempre 10 sessões, mas depende da evolução de cada pessoa durante o tratamento, podendo precisar de mais ou até menos sessões.

OBS: A musculação na academia não fortalece a musculatura interna da coluna e sim a musculatura externa, aquela que realiza os movimentos do corpo. Fazer musculação sem ter flexibilidade e tonicidade da musculatura profunda piora a postura e conseqüentemente, a DOR!!!


Marcos Vinícius Almeida
 Fisioterapeuta com especialidade em RPG e quiropraxia. (fone: 32331609/ 84081655)