MINHA MAIOR VITÓRIA

MINHA MAIOR VITÓRIA
Gui e Biel minha maior VITÓRIA e motivação para o dia-a-dia

MOTIVAÇÃO NA BIKE

MOTIVAÇÃO NA BIKE
Preciso sempre estar motivado para executar os meus treinos de bike. Fixei as fotos dos meus filhos no clip da bike, assim estou sempre com as crianças perto de mim. Foi uma idéia fantástica e que ajuda muito no processo de auto-motivação.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Long Distance Caiobá 2012

Acordei por volta das 4:30 horas, madrugada de domingo 15/04, tomei meu café, preparei a mochila, dei uma olhada no tempo e parti para fazer o bike checkin da prova.
Cheguei no local da transição por volta das 6:00 horas e fui direto ajustar a tralha no box 401, meu número na prova. Deixei tudo preparado para as transições quando começei a perceber que os outros atletas também começavam a chegar.
Coloquei a roupa de natação e fui para a beira do mar, junto ao pórtico da largada, para iniciar o meu aquecimento. Entrei na água que estava com boa temperatura e começei a dar umas braçadas alongadas para esticar o "corpitcho". Em seguida alternei para braçadas mais fortes com intuito de simular o rítmo de prova.
Quando terminei o aquecimento o relógio apontava 7:20 horas! O horário limite para o aquecimento que foi determinado pela organização do evento foi 7:30 horas, ou seja, nesse horário não poderia haver mais atletas na água.
O Long Distance é um pouco menos do que uma prova de meio ironman, com 2000 metros de natação, 80K de bike e 21K de corrida. Por volta das 7:40 horas os atletas do Short Distance alinharam-se para a largada e as 7:45 horas a raça toda do short saiu feito um bando de desesperados em direção ao mar.
A título de esclarecimento quero informar que o Long Distance e o Short Distance são provas realizadas simultaneamente, aquela com extensões próximas a uma prova de meio ironman e esta com extensões de um short triathlon (750m, 20K e 5K).
Pois bem, logo após que os atletas da prova de Short Distance contornaram a segunda boia da natação foi autorizada a larga do Long Distance e foi aquela loucura dentro d´água. Mão na cara, pé na cara, empurrão para o fundo, cai óculos de natação, toma água, um verdadeiro inferno aquático.
Se no Long Distance que havida aproximadamento 300 atletas inscritos foi um verdadeiro terror aquático, imagine você no Ironman Brasil 2012 que tem um número de 2000 atletas inscritos. (*:*) é isso mesmo, zóio de pires!
O sol ainda estava bem baixo e seu reflexo fez com que os atletas não visualizassem com precisão a segunda boia, provocando com isso a desorientação da raça toda.
Na primeira volta a raça nadou um pouco para dentro do alinhamento entre as duas bóias e na segunda a maioria dos atletas nadou para fora. No final da natação o meu GPS marcou 2500m em precisos 40min.39seg., um pace de 16:23 min./Km. Muito bom e dentro do planejado para o Iron, na minha humilde avaliação.
Chegando na praia disparei direto para a área de transição para pegar a bike e partir para os 80K divididos em duas voltas de 40K. Tentei manter o giro em 100 rpm e praticamente permaneci com esse giro o tempo todo, porém, na volta para a área de transição o vento sul moderado provocou uma certa resistência nas duas voltas do percursso.
Procurei também observar a suplementação na bike, pois eu havia optado por fazer a prova somente com os saches de carbohitrado, endurox R4 na caramanhola e a água fornecida pelos pontos de hidratação e me senti bem o tempo todo, porém, um pouco preocupado por não ter jantado bem na noite anterior a prova, sem a bendita massa que eu geralmente faço e que tanto gosto. (recomendação do meu nutricionista Braian Cordeiro)
Após completar a segunda volta da bike, na área do desmonte, o GPS registrou 2:26 horas de tempo total, mais do que o tempo da bike na prova de 2011. E o pace médio registrado foi de 33,1K/h. Na minha humilde avaliação um bom tempo.



Larguei a bike e fui para os 21K da corrida. Iniciei com um pace de 4:34min./Km, mas logo após o terceiro quilômetro percebi que o bicho iria pegar. Iniciou dentro da minha cabeça um terrivel sofrimento mental! A mente mandava mas o corpo não obedecia.
Tentei voltar para o pace de 4:30min./Km mas não tive êxito e do meio para o final da primeira volta cheguei a conclusão de que eu quebraria caso eu optasse por insistir em permanecer com a velocidade de 13Km/h e reduzi imediatamente para 12Km/h o que nos dá um pace de aproximadamente 5min./Km. Oscilei entre 5min./Km a 5:30/Km e conservei esse intervalo até o final da prova.
Outro fator que influenciou negativamente o tempo todo foi o calor, ôoooo Raça foi um verdadeiro sofrimento! Os impulsos negativos do meu ID eram constantes e a minha automotivação com palavras positivas foi a solução mais uma vez para eu terminar a prova. No final da corrida o GPS registro um tempo de 1:44:40 horas, o custo energético da corrida foi de 1181 Cal e o batimento cardíaco médio foi de 155bpm.



Os números totais finais registrados foram os seguintes: tempo de prova = 4:52:33 horas e o custo energético foi de 2810 Cal.
Fazendo um paralelo com o resultado obtido ano passado houve um acréscimo no tempo total de aproximadamente 25 minutos, porém, o foco em 2012 está sendo o Ironman 2012. Segundo o meu treinador Roberto Lemos, os treinos para o Iron deixam os atletas um pouco lentos, somado ao fato, que no meu caso, eu sofri duas quedas e peguei um resfriado no final do mês de março né Raça.
Mas não dá nada! Estou focado, confiante e me dedicando ao máximo para chegar bem no Ironman 2012 e tenho certeza que vou conseguir graças ao meu empenho e doação, associados a energia positiva enviada pela Raça do bem.

Valeu Raça e até a próxima.

TFA

Sérgio Luiz Lopes