MINHA MAIOR VITÓRIA

MINHA MAIOR VITÓRIA
Gui e Biel minha maior VITÓRIA e motivação para o dia-a-dia

MOTIVAÇÃO NA BIKE

MOTIVAÇÃO NA BIKE
Preciso sempre estar motivado para executar os meus treinos de bike. Fixei as fotos dos meus filhos no clip da bike, assim estou sempre com as crianças perto de mim. Foi uma idéia fantástica e que ajuda muito no processo de auto-motivação.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Primeira conversa com o Professor Jefferson Cardia Simões, lider do grupo de pesquisadores Programa Antártico Brasileiro.


Não foi exatamente uma conversa, mas uma troca de correspondências eletrônicas sobre as características climáticas da região onde será realizada a maratona no gelo 2013.
 
Primeiramente vale ressaltar que o professor Jefferson é o principal responsável por liderar a equipe de pesquisadores no âmbito do Programa Antártico Brasileiro e que já desenvolveu uma variedade de pesquisas muito interessantes sobre o continente gelado, das quais podemos citar algumas:
 
  • Antártica e as mudanças globais: um desafio para a humanidade;
  • Expedições multidiciplinares ao manto de gelo antártico: as primeiras investigações brasileiras no interior do continente In: Ciência Brasileira no IV Ano Polar Internacional;
  • Diversidade microbiana em atmosferas de gelo e solo expostos por recuo de geleiras. In: Secretaria de Políticas Públicas e Desenvolvimento, Coordenação para Mar e Antártica.

Professor Jefferson Simões
 


Pois bem!
 
O professor Jefferson me relatou que a Geleira Union (Union Glacer), local onde será realizada a maratona no gelo, é onde seu programa possui o acampamento base na Antártica, juntamente com a Antarctic Logistic Expeditions, empresa que organiza a maratona no gelo.

Também me informou que a minha maior preocupação deve ser com o vento "pois será o teu maior desafio" disse Jefferson. "Você tem que correr com um eficiente corta-vento, que permita a transpiração sair," completou ele.

Outra informação importante que me foi passada pelo professor foi que a temperatura na geleira Union irá oscilar entre -15°C a -25°C.
Relatou-me que a pista para correr é marcada e ampliada por tratores e falou também da importância de eu usar um par de tênis para correr na neve.

Finalizando ele ainda acrescentou que a hidratação durante a maratona é fator fundamental, pois ela pode ser o principal problema em fazer corridas de grandes distâncias nessas baixas temperaturas.

"Abraços e boa sorte na Antártica. Talvez você se encontre com alguns membros de minha equipe que estarão passando pela geleira Union rumo ao módulo Criosera 1 (84°S)." Foram as ultimas palavras descritas pelo Professor Jefferson em sua correpondência.
 
Não poderia deixar de registrar aqui o meu sincero agradecimento a este grande pesquisador antártico, pela sua generosidade em me repassar informações preciosas do continente gelado.
 
É isso aí Raça, mais um informe sobre a minha trejetória rumo a expedição que me levará para o continente antártico, em novembro/2013, para participar da maratona no gelo.

T.:F.:A.:

Sérgio Lopes