MINHA MAIOR VITÓRIA

MINHA MAIOR VITÓRIA
Gui e Biel minha maior VITÓRIA e motivação para o dia-a-dia

MOTIVAÇÃO NA BIKE

MOTIVAÇÃO NA BIKE
Preciso sempre estar motivado para executar os meus treinos de bike. Fixei as fotos dos meus filhos no clip da bike, assim estou sempre com as crianças perto de mim. Foi uma idéia fantástica e que ajuda muito no processo de auto-motivação.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

ANTARCTIC ICE MARATHON 2013, SEUS NUMEROS, SUAS EXIGÊNCIAS E SEUS RISCOS

A maratona da Antártida é uma prova de corrida que possui extensão total de 42,2 quilômetros e sua primeira edição foi realizada em janeiro de 2006, mas já está indo para a sua oitava realização em 2012.
Todo o apoio para a realização da prova é fornecido pela comissão organizadora do evento, a qual é liderada pelo maratonista irlandês Richard Donovan.


Em 2010 o recorde da prova foi conquistado por um brasileiro, o triatleta e ultramaratonista Bernardo Fonseca, com o tempo de 4:20:31 horas. Bernardo também obteve, naquele mesmo ano, o recorde da ultramaratona da Antártida de 100K com o tempo de 12:41:52 horas. Apesar das conquistas de Bernardo Fonseca, apenas 6 brasileiros participaram da maratona da Antártica até os dias de hoje e nenhum deles era natural de Santa Catarina.

Até o presente momento a prova já recebeu participantes dos seguintes países: Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Irlanda, Japão, Holanda, Singapura, África do Sul, Espanha, E.U.A, Noruega, entre outros países.

Realizada no planalto antártico, a maratona submete os atletas a uma verdadeira provação mental e física devido ao alto grau de dificuldade a ser enfrentado pelos participantes. As adversidades vão de terreno variado, passando por ventos muito fortes (podendo chegar a 300Km/h), neve fofa e umidade relativa de 0%, dificultando significativamente o desempenho dos atletas.


Nesse sentido e por se tratar de uma prova de alto risco, provação mental constante e esforço físico extremo, vou utilizar a psicanálise como apoio para o aprimoramento mental, enfocando o treinamento e controle das instâncias psíquicas (ID, EGO e SUPEREGO - figura abaixo), principalmente os impulsos negativos enviados pelo ID, por meio do processo de auto-motivação interiorizado e contínuo a ser aperfeiçoado quando da realização dos treinamentos preparatórios.



Além da preparação mental, outro fato desafiador são as condições extremas existentes no continente antártico e para isso terei que desenvolver, diariamente, grandes volumes de corrida em areia de praia, treinos específicos em condições de frio para aprimorar minha adaptação a temperatura negativa, gerenciar riscos para evitar e amenizar o desgaste muscular, bem como, gerenciar conflitos mentais para não perder o foco no objetivo principal, que neste caso é o cumprimento das sessões de treino visando a conclusão da maratona de acordo com a performance obtida.

Outros aspectos fundamentais dentro do processo de treinamento que estão diretamente relacionados ao sucesso são a elaboração de planos de ação, o planejamento nutricional, o tratamento fisioterápico e o monitoramento ortopédico, visando o aprimoramento da minha aptidão para o desenvolvimento e conclusão das sessões de treinos e dos 42,2 quilômetros da maratona no gelo.

Sem o treinamento adequado, suplementação, alimentação necessária, disciplina, psicoterapia, acompanhamento fisioterápico, monitoramento ortopédico, determinação e doação, fica muito difícil ou praticamente impossível enfrentar e superar as adversidades existentes no continente antártico.

Finalizando, resumidamente, os riscos iminentes que irei encontrar na Antarctic Ice Marathon são: temperatura de -20ºC a -30ºC, umidade relativa de 0%, ventos gelados de mais de 50 Km/h, desidratação, hipotermia, perda da habilidade mental para a tomada de decisões, dificuldades para a tomada de decisão, queimadura das retinas devido à reflexão dos raios solares no gelo, congelamento dos dedos dos pés, câimbras, enjôo, piso irregular com neve podendo provocar lesões ligamentares, entre outros.

É isso aí Raça, mais um pouco das informações de como irei conduzir meus treinos e informações do "perrengue" que vou enfrentar no continente gelado.

TFA

Sérgio Lopes